segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Cubra cada bolinho com um monte generoso de cobertura, alisando emoldando com a colher. Se você preferir um montão de cobertura, dobre areceita acima. Se quiser uma aparência menos rústica, coloque a coberturanum saco de confeiteiro e cubra os bolinhos com um monte de pequenasrosinhas, ou então com um bico pitanga bem grande tipo sorvete doMcDonald’s.Por fim, cubra os bolinhos com chocolate granulado, coco ralado, amendoim picado, amêndoas, confeitos coloridos, etc.

BUTTERCREAM

4 tabletes de margarina
2 colheres de sopa de essencia de baunilha clara
1 clara
2 pcts de glaçucar
Bater a margarina com a baunilha, em velocidade alta, depois acrescentar a clara , e logo em seguida, o glaçucar ate dar o ponto desejado!
A margarina tem q estar em temperatura ambiente!

GLACE REAL

1 clara de ovo
1 colher (sopa) de suco de limão coado
250 g de açúcar de confeiteiro impalpável
Peneire o açúcar,pra irar as bolinhas, misture os demais ingredientes, bata na batedeira até que fique firme.
Se ficar mole acrescente mais açúcar e se ficar duro acrescente mais clara aos poucos.
Eu compro calda pra sorvete nos sabores chocolate, leite condesnado(não uso o proprio pq é mto grosso!) e morango, coloco numa bisnaga de ketchup/mostarda e depois bolinho pronto, faço um furo no meio com o bico da bisnaga e recheeeeio!
Pratico
não existe uma receita específica de cupcake – ele nada mais é do que um bolo assado em forminhas de papel e coberto com o glacê ou cobertura da sua preferência. Existem receitas que se prestam mais a serem assadas em forminhas pequenas, ficam mais bonitas, mais redondinhas em cima, mais úmidas – mas de forma geral, a regra (pelo menos a minha) é usar uma receita de bolo gostosa e que você esteja acostumado a fazer.

Bolinho de baunilha (rende mais ou menos 15 cupcakes)

1 1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 colher de sopa de fermento em pó
1 pitada de sal
100g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
3/4 de xícara mais 2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de essência de baunilha
2 ovos
3/4 xícara de leite

Material necessário:
forminhas de papel no. 0, ou especiais para cupcakes (eu uso da marca Mago)
Forma de metal especial para muffins, ou forminhas de metal para empada (tem que caber a forminha de papel dentro, sem ficar justo)
grade para esfriar os bolinhos (se não tiver, use o seu escorredor de pratos)
Preaqueça o seu forno a 180°. Coloque uma forminha de papel em cada cavidade da forma de muffins, ou nas forminhas de empada.
Numa tigela, peneire a farinha, fermento e sal. Reserve.
Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até ficar claro e fofo. Junte a baunilha e os ovos, um de cada vez, batendo bem após cada adição.
Em velocidade baixa, junte a farinha em três adições, intercalando com o leite (termine com a farinha) e misture até ficar homogêneo. Não bata demais.
Leve ao forno por aproximadamente 20 minutos, ou até um palito sair seco quando espetado nos bolinhos. Assim que sair do forno, se possível, transfira os bolinhos para uma grade e deixe esfriar completamente antes de decorar.


Não espere os bolinhos dourarem por cima para tirar do forno. Como eles são pequeninos, a tendência é ressecarem e ficarem duros se assarem demais. Tire assim que passarem no teste do palito, mesmo se estiverem branquelos.
Não deixe os cupcakes esfriarem dentro da forma – o vapor condensa nos bolinhos e as forminhas de papel podem se soltar depois.
Os cupcakes sem cobertura podem ser congelados – embale em plástico e em recipiente com tampa e guarde no freezer por até 3 meses.

Recheio
Para rechear meus cupcakes eu uso qualquer recheio cremoso e delicioso que eu estiver com vontade naquele dia.
Para fazer o buraquinho, eu deixo os bolinhos na geladeira por uma hora para ficarem mais firmes e uso o método do cone:
1. Com uma faquinha afiada, eu corto um cone no centro do bolinho e retiro o miolo, reservando só uma tampinha.

2. O recheio vai nesse buraquinho, com a ajuda de uma colher de chá.
3. Depois é só tampar.
Cobertura
A cobertura, pra mim, é o que faz o cupcake ter graça. E além de linda, ela tem que ser gostosa! Eu uso muito essa receita de buttercream de merengue, que é bem mais leve que o buttercream tradicional, e dá para variar o sabor da geléia, ou usar somente baunilha se quiser ela branquinha.
Outras opções de cobertura: marshmallow, brigadeiro, ganache de chocolate meio amargo – é só dar um Google!
Ela pode ser aplicada com uma espátula, mas eu acho que fica lindo com o bico de confeiteiro –
3 claras

2/3 xícara de açúcar
200g manteiga em temperatura ambiente, cortada em pedaços de uma colher de sopa
1 xícara de geléia de frutas vermelhas batida no processador, em temperatura ambiente (peneire se não quiser sementinhas)
corante rosa (opcional)
Numa tigela que possa ir ao banho-maria, misture as claras e o açúcar. Leve ao banho-maria, mexendo sempre, até o açúcar dissolver e a mistura ficar bem quente (se você tiver um termômetro, a temperatura é de 71°C). Bata as claras na batadeira até ficarem brancas e fofas, como marshmallow, e esfriarem completamente (leva mais de 10 minutos, então, paciência!). Não pode estar nem morninha, senão não dá certo.
Quando estiver tudo bem frio, com a batedeira ligada, comece a acrescentar os pedacinhos de manteiga, um a um, batendo bem para incorporar a cada adição. Se depois de juntar toda a manteiga a mistura separar ou parecer que “talhou”, continue batendo em velocidade alta, e a cobertura deverá emulsionar novamente. Bata até virar um creme espesso, uniforme e brilhante.
Junte a geléia e o corante e misture bem com uma espátula. Use imediatamente.
Agora, é só decorar – granulado colorido, açúcar cristal, raspas de chocolate, choco ball, um morango, figuras de pasta americana, tudo isso fica lindo.









Nenhum comentário: