sexta-feira, 9 de maio de 2008

Bolo Inglês de Limão
Ingredientes
1 1/2 xícaras de farinha
1 colher de chá de fermento
1/2 colher de chá de sal
1 xícara de manteiga (temperatura ambiente)
1 xícara de açúcar
4 ovos
2 colheres de chá de extrato de baunilha
1/4 xícara de suco de limão
Cobertura:
1/3 xícara de açúcar
1/3 xícara de suco de limão
Notas
A minha cobertura ficou com muito limão. Eu recomendo experimentar antes (coisa que eu não fiz) e decidir no gosto. Adicione um pouco de água se estiver demais, ou não use toda a cobertura.
Se quiser, pode adicionar 2 colheres de sopa de sementes de papoula na massa do bolo, fica bem gostodo.
Preparo
Aqueça o forno a 180 graus C (médio). Unte com manteiga uma forma de pão retangular. Cubra toda a superfície com uma folha de papel manteiga. Grude bem os cantos e deixe o mais plano possível nos lados.

Combine em uma tigela média a farinha, fermento e sal. Usando uma batedeira, bata a manteiga até que fique cremosa. Adicione 1 xícara de açúcar e continue batendo. Com a batedeira no mínimo, adicione os ovos, um de cada vez. Adicione a baunilha. Trabalhando em lotes e misturando depois de cada adição, coloque 1/4 dos ingredientes secos na mistura na batedeira. Adicione 1/4 de xícara do suco de limão. Bata até que a massa fique macia. Coloque a massa na forma.
Asse até que o centro tenha levantado. Faça o teste do palito, bem no centro. Este processo demora entre 65 e 75 minutos.
Enquanto isso, faça a cobertura. Em uma tigela pequena, misture 1/3 de xícara de açúcar e 1/3 de xícara do suco de limão. Mexa até que todo o açúcar tenha dissolvido. Assim que o bolo estiver pronto, deixe descansar na panela por 15 minutos. Tire o bolo da forma e coloque em um rack. Tire o papel manteiga. Usando um pincel, espalhe toda a cobertura no topo e nos lados do bolo e deixe absorver. Repita o processo até que toda a cobertura tenha sido utilizada. Deixe esfriar até temperatura ambiente.

Nenhum comentário: