sexta-feira, 9 de maio de 2008

Ravioli
Ingredientes
Massa
2 ovos
3 colheres de sopa de água
1/2 colher de chá de sal
1 colher de chá de azeite de oliva
3 xícaras de farinha de trigo
Recheio
45 gramas de farinha de pão ou torradinhas para salada (croutons)
1/4 colher de chá de pimenta preta
1/4 colher de chá de pó de chili
1/4 colher de chá tomilho seco
1/4 cebola em cubos
1/4 de cenoura sem casca
1 dente de alho
1/8 pimentão vermelho em tirinhas
250 gramas de carne moída
1/3 colher de chá de sal
1 ovo
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
3 colheres de sopa de parmesão ralado
1/2 colher de chá de orégano seco
Preparo
Em um multi-processador, coloque a farinha de pão, pimenta, chili e tomilho. Bata até ficar com consistência fina. Coloque essa mistura em uma tigela. Novamente no multi-processador, coloque a cebola, cenoura, alho e pimentão. Misture até ficar tudo picadinho. Coloque essa mistura na farinha de pão, misture também a carne moída e o sal. Bata levemente o ovo em um potinho, leve uma colher de sopa do ovo à mistura de carne. Misture com as mãos até que uniforme, mas evite "esmagar" a carne. Reserve o recheio e o ovo batido que sobrou.
Para fazer a massa, misture os ovos, água, sal e azeite em um copo. Jogue a farinha em cima da mesa, forma um "vulcão" com os dedos, e jogue o líquido na farinha.

Usando 2 dedos, misture devagar em círculos, deixando a farinha incorporar na mistura. A massa não precisa usar toda a farinha disponível. Misture até uma bola se formar. Se você for usar as mãos para abrir a massa depois, sove a massa pronta por 10 minutos, se for usar cilindro, pode parar por aqui. Enrole em um plástico e refrigere por 1hora.
Abra a massa até que fique bem fininha (+-1mm). Se você usou a máquina para abrir, use o cilindro na posição número 7. Coloque o recheio usando uma colher de chá, parece pouco, mas é suficiente. Deixe um espaço de +-2,5cm entre um recheio e outro.

Coloque uma colher de chá de água na mistura de ovo que sobrou para o recheio. Usando um pincel, passe ovo ao redor do recheio, formando um quadrado. Dobre a massa. Evite deixar ar junto com o recheio. Com os dedos, aperte por trás e vá seguindo ao redor do recheio, até a saída. Sele bem as pontas!
Em uma panela com +-2 litros de água fervendo, coloque uma pitada de sal e um fio de azeite. Cozinhe +-5 raviolis ao mesmo tempo. Quando eles flutuarem por inteiro, estão prontos. Retire usando uma escumadeira.
Esses raviolis são muito saborosos pra colocar um molho de tomate e só sentir o gosto do tomate. Por isso, é melhor servir da seguinte forma:
Em uma frigideira em fogo médio, derreta 2 colheres de sopa de manteiga. Quando a margarina dourar, coloque de 4 a 5 raviolis para fritar. Frite até que estejam dourados e vire. Adicione um pouco de pimenta preta e sálvia ou salsinha picada. Sirva com parmesão ralado.

Nenhum comentário: