sexta-feira, 9 de maio de 2008

Nhoque de Batata
Ingredientes
4 batatas médias
1 ovo grande levemente batido
1 colher de sopa de parmesão ralado na hora
1 1/2 colheres de chá de sal
1/4 colher de chá de pimenta branca ralada na hora
1/8 colher de chá de nóz moscada ralada na hora
1 xícara de farinha de trigo
8 colheres de sopa de manteiga sem sal
Preparo
Aqueça o forno à 200 graus C (médio-alto). Embrulhe as batatas em papel alumínio e leve ao forno por 40 minutos. Cuidado para não assar demais, as batatas não podem ficar "desmanchando". Também cuide pra elas nao ficaram muito duras no meio, que vai dificultar o próximo passo.
Desembrulhe as batatas. Assim que estiverm frias o suficiente para manuzear, retire a casca. Passe as batatas mornas por um moedor de comida, ou um daqueles "esmagadores" de fazer pure. É importante não deixar pedaços inteiros de batata. Deixe esfriar totalmente em uma tigela grande.
Assim que esfriar, adicione o ovo, o queijo parmesão, 1 colher de chá de sal, a pimenta e nóz moscada às batatas. Usando as mãos, misture o suficiente para incorporar. Adicione a farinha e rapidamente sove a massa até que fique macia e levemente pegajosa. Se a massa estiver grudando demais, adicione um pouco mais de farinha e sove novamente.
Forme uma bola e corte em 4 partes. Cubra 3 partes com um pano de prato limpo e reserve. Coloque a parte que sobrou em uma superfície com um pouco de farinha e role a massa em forma de uma longa corda, com diâmetro entre 1 e 1,5 centímetros.

Corte a massa em gnocchis, com +- 2,5 centímetros de comprimento.
Repita com as outras 3 partes da massa. Quando toda a massa tiver sido cortada, use um garfo pra apertar levemente cada gnocchi.
Para cozinhar, ferva 5 litros de água, com 2 colheres de sobremesa de sal, em uma panela grande. Quando ferver, prepare em uma tigela grande, um banho de água fria (com água fria e cubos de gelo). Coloque o gnocchi na água fervendo e cozinhe por 5 minutos, ou até que eles subam até a superfície. Use uma escumadeira e tire-os da água fervendo e coloque no banho de água fria. Deixe esfriar por 1 minuto e transfira para uma forma forrada com papel toalha.

Polvilhe com o restante do sal (1/2 colher de chá). Use imediatamente, ou refrigere por até 24 horas em um saquinho ziploc.
Para fritar, derreta a manteiga em um frigideira grande, sob fogo médio-alto. Esquente a manteiga até que comece a ficar marrom, em média 5 minutos. Adicione o gnocchi. Mexa e agite a frigideira com frequência. Frite de 8 a 10 minutos, ou até que fique dourado.

Se preferir, sirva com salsinha picada.

Nenhum comentário: