sexta-feira, 9 de maio de 2008

French Toast (Torrada Francesa ou Rabanada)
Ingredientes
8 fatias (2cm de espessura) de pão amanhecido
200 ml de leite
1 colher de sopa de creme de leite
2 colheres de sopa de mel
3 ovos
1 pitada pequena de sal
Preparo
O melhor pão para esta receita é o pão artesanal, feito a mão. Corte 8 fatias com +-2 centímetros de espessura. Coloque as fatias de pé em um rack de pão ou cesta e deixe descansar, descobertas, por 8 horas (noite inteira). A idéia é que o pão endureça um pouco.
Em uma tigela média coloque o leite e o creme de leite. Misture bem até ficar homogêneo. Esquente o mel no microondas por 10 segundos pra ficar mais fácil de trabalhar. Adicione o mel, ovos e sal na mistura de leite e mexa levemente até que fique uniforme.
Pré-aqueça o forno a +-190 graus C (médio+). Peneire a mistura em uma forma de bolo pequena. Coloque 2 fatias de pão sobre o creme e deixe descansar por 30 segundos. Vire o lado e deixe mais 30 segundos. (A foto tem somente uma fatia, mas ela foi a última do meu lote. Faça de 2 em 2, acredite).

Após enxarcado dos 2 lados, transfira os pães para um rack de esfriar biscoitos e deixe descansar por 2 minutos. Enquanto isso, ligue uma frigideira grande sobre fogo médio-baixo. Derreta um pouco de manteiga na panela e frite duas fatias ao mesmo tempo.
Frite até que fique dourado e crocante dos dois lados e volte as torradas pro rack, até que todas estejam fritas. É importante que o cozimento das torradas seja em fluxo constante, então sempre tenha 2 torradas enxarcando, 4 descansando e 2 fritando, até que acabe o lote.
Assim que todas as torradas estejam prontas, leve o rack ao forno por 5 minutos e sirva em seguida.
Vale lembrar que o creme pode ser feito na noite anterior, junto com o corte do pão. Simplesmente cubra e deixe na geladeira. Fica muito gostoso de café da manhã.

Nenhum comentário: